Top 5 - Saltos de Super Mario Bros

Conheça os piores precipícios de Mushroom Kingdom.

Décima Arte apresenta uma nova seção: o manjadíssimo Top 5. E para começar, ranqueamos o quinteto de buracos mais complicados do game que consagrou o gênero plataforma: Super Mario Bros. (1985).

5° - A larga cratera da 8-1

Perto da metade do estágio, Mario precisa dar uma de Mike Powell para superar o buraco mais extenso do jogo. São sete blocos de distância (o encanador alcança no máximo oito quando corre em velocidade máxima). Refugar é mortal - quanto mais o jogador hesita, menor o espaço que a tela cede para dar o pique e saltar. A melhor estratégia e respirar fundo, medir a passada, pressionar B no último décimo de segundo antes de desabar e deixar a fase mais extensa do jogo o quanto antes.

4° - A vala tripla da 4-2

A tela ao lado separa os meninos dos homens. Quem ultrapassa a esburacada caverna de Mushroom Kingdom está pronto para chegar, no mínimo, ao oitavo estágio. Até hoje acredito que esse desafio está mal posicionado - é avançado demais para ser superado logo na primeira metade do jogo. Haja precisão e sangue frio para pousar Mario sobre aquele filetinho de piso. Idem ao último salto, quando o espaço de corrida é ínfimo.



3° - As plataformas esvoaçantes da 7-3

Com salto ou sem salto, essa fase é difícil de qualquer maneira. Os cheeps cheeps estão no cio, e querem violar Mario por todos os lados (um deles está atacando a minha pontuação). A situação fica tensa quando o italiano tem que executar quatro saltos seguidos e precisos. Realizar um de cada vez é pedir para tomar cheepcheepzada no cocoruto. O jeito é pressionar pra direita e controlar a pressão no B. E soltar o botão de corrida, nesse que é um dos estágios mais tensos do game.



2° - As moedas malditas do 5-2

Não indiquei a fase pois essas moedinhas voadoras apresentam-se várias vezes durante o game quando você sobe naquelas trepadeiras e, em seguida, na nuvenzinha sorridente. O que está em jogo aqui não é a vida do Mario, mas a honra do encanador. É quase impossível catar as três moedas. E o pior é que não há segunda chance. A dica é evitar o pulo simples, de baixo pra cima, e tentar tocar todas elas em um salto diagonal. Essas três moedas deviam valer trinta!



1° - O precipício traiçoeiro da 8-2

O salto mais difícil do clássico é também um dos últimos desafios de Super Mario Bros. O conjunto de elementos é pérfido - um cano tomado por uma piranha plant impede um sprint em terra. Os dois estreitos buracos inviabilizam um arranque próximo. A extensão do precipício é similar à do maior do jogo. E essa receita aparece quase no final do clássico. Se você ultrapassar essa pendenga, a princesa é sua!

Um comentário:

Daniel disse...

Excelente postagem e ideia de assunto. E a primeira colocada acho que é unanimidade.