vNES

Nintendinho no navegador.
Apesar de muito provavelmente não ter sido exatamente o primeiro game que entrei em contato, minhas memórias não conseguem extrair algo anterior à jogatina de Super Mario All-Stars (1993), na casa do meu tio Orlando. Eu achava fantástico haver quatro aventuras bem diferentes reunidas num único cartucho. Que generosidade da Big N produzir tanto conteúdo para vender de uma vez só.


Pois é. A geração SNES só não é mais tola que a geração "Playstation Sephiroth". Mal eu sabia que reduzindo os 16 bits do Super Nintendo Entertainment System e retirando a primeira palavra da sigla desdobrada, resultaria no console que salvou a indústria. Uma pena que essa jóia tenha morrido enquanto eu freqüentava o maternal.

Parte da minha ingratidão foi compensada hoje. Encontrei um novo emulador, o vNes. "Ok", vocês podem pensar. "Já existe uma porrada de emuladores disponíveis". A diferença é que esse nem precisa instalar. Basta um navegador compatível com Java para a diversão começar.

O projeto vNes é bem recente, de 2006. A vantagem é que ele continua sendo atualizado. Ah, e é claro - a capacidade de rodar os games pelo browser permite dar uma brincadinha marota no trabalho, mesmo quando a TI da empresa bloqueia a instalação de programas. Só tome cuidado para não ser pego.

Para jogar, os botões estão listados aqui. Não dá de salvar, mas lembrem-se que a maioria dos jogos originais também não dava... Ou gerava passwords. Alguém se lembra deles?

Screenshots abaixo pros veteranos nostálgicos e novatos saudosistas.

Super Mario Bros 3 (1988)

Castlevania (1986)

Pac-Man (1987)

Sony com cinco jogos no NES? Pois é...

Nenhum comentário: