Secret of Mana

O despertar da fábula
É lugar-comum dizer que Chrono Trigger revolucionou o gênero RPG. Combos, world maps múltiplos, finais a dar e vender. Concordo com tudo isto. Mas essa constatação chega a ser overrated em alguns aspectos. Por exemplo, Chrono Trigger não foi o primeiro RPG a permitir batalhas sem precisar de uma tela específica.


Secret of Mana, da mesma Square, e lançado dois anos antes (1993), já fazia isso com, no mínimo, igual competência. Aliás, esse é o aspecto que mais chama a atenção durante o jogo. Quem tem medo de emular RPGs de SNES por culpa daquelas chatérrimas batalhas aleatórias pode baixar SoM sem pensar duas vezes. As pelejas em tempo real contam com uma jogabilidade fantástica e torna-se até divertido perambular de um canto a outro dizimando os monstros, especialmente se um amigo poder ajudá-lo (sim, é um raro RPG multiplayer!).


A história é tão simples que parece obra dos irmãos Grimm. Um garoto (sem nome. Eu chamo de Locke) encontra uma espada mágica no meio da floresta. Ao pegá-la, revive monstros adormecidos from h33l em sua cidade. Expatriado, precisa extingüir o mal que cometeu encontrando oito relíquias espalhadas pelo mundo que lhe darão poderes magicows. Mas é claro que também há gente maligna atrás das tais relíquias... Esta história inaugurou a franquia Mana, que infelizmente não é tão conhecida por aqui quanto Final Fantasy ou Breath of Fire.

Visão de cima, batalhas em tempo real e gráficos bem coloridos lembram Zelda. Mas ao contrário dos games da saga de Link, Secret of Mana está mais para um RPG tradicional do que para um RPG de ação. Prepare-se para encontrar pontos de experiência, oito tipos de armas e muitos NPCs.
A trilha sonora não chega a ser memorável como ocorre com os dois bichos papões da Square no SNES (CT e FFVI), mas em nenhum momento chega a incomodar. Aliás, Color of the Summer Sky é superb.


Um aspecto diferenciado de Secret of Mana é ser um game difícil. Ao contrário dos colegas de Square, em que o enredo corre fácil após conseguir algumas magias medianas de cura e ataque, SoM mantém a dificuldade durante o desenrolar do jogo. Nada de magias apelativas ou técnicas mirabolantes. Jogue Secret of Mana com sagacidade... ou morra.

Gráficos - ****
Som - ***
Jogabilidade - *****

Nota Final - ****

Jogue!

Nenhum comentário: