Mirror's Edge 2D

Seja o rei do parkour neste exótico simulador
Virou moda promover lançamentos no mundo dos videogames com similares bidimensionais e gratuitos. Começou com Portal (2007), o esquisitíssimo first-person-shooter da Valve, que gerou um bom game em Flash. A vez agora é de Mirror's Edge (2008), o simulador de parkour (!) do Playstation 3 e Xbox 360 lançado nesta semana.

A conversão para duas dimensões foi executada através da velha visão lateral. No começo parece um daqueles games genéricos de plataforma. Mas basta Faith (esse é o nome da protagonista) começar a correr para que os pré-conceitos se dissipem. A mulher corre rápido, muito rápido!

O objetivo não poderia ser mais simples: ir do ponto A ao ponto B. Existem mochilas e outros itens esquisitos no meio do caminho, mas eles são opcionais e inúteis. Bacana mesmo é dar uma de homem-aranha (mulher-aranha?) e saltar entre prédio e prédio o mais rápido possível, no melhor estilo timerunner.

Por falar no herói da Marvel, os movimentos da garota remetem a outros ícones pop. A habilidade de andar nas paredes lembra Matrix, enquanto o deslize sobre corrimões invoca Sonic (imagem acima).

Essas técnicas deixam claro que você tem de saber usar o cenário para se dar bem. Afinal, o parkour é um esporte (?) nascido na França que prega o uso inteligente dos obstáculos. Prepare-se para escalar edifícios, balançar-se entre cordas e usar os movimentos da protagonista o mais sabiamente possível. Aprenda os comandos: as setas fazem Faith correr e agachar, e o S a faz com que ela salte.

Jogue!

Nenhum comentário: